01-01.png

Conteúdos teórico-práticos:

• Sistemas solares fotovoltaicos: elementos principais.

• Conceitos básicos de eletricidade.

• Módulos fotovoltaicos (condições de teste, string/arranjos, ângulo de azimute, curvas características, configuração série-paralelo (ABNT NBR 16690), fatores de perdas: temperatura, sujeira, eletricidade, sombreamento, cabos e conexões, incêndios e mais).

• String box (DPS, disjuntores, chaves e fusíveis).

• Inversor conectado à rede (máximo ponto de potência MPPT), tipos de inversores (inversor string e multi mppt, microinversores e mais), faixa de operação e mais.

• Estruturas de fixação.

• Cabos CC e CA.

• Aterramento.

• Manuseio e instalação dos módulos (passo a passo detalhado).

• Efeito espira e conexões de cabeamento alternativas.

• Ferramentas necessárias para a instalação (alicates, chaves e mais).

• Detalhamento do transporte (descarga, armazenagem, acondicionamento, transporte e mais).

• Instalação do inversor.

• Quadro de comando.

• Arranque e desligamento do sistema.

• Relação, descrição e comentários da documentação para acesso de micro geração distribuída - concessionaria.

• Segurança em instalações fotovoltaicas

• Problemas comuns em instalações fotovoltaicas (pontos quentes, alagamentos, vegetação não controlada, corrosão e mais).

• Manutenção de sistemas fotovoltaicos (passo a passo).

Atividades práticas

• Mobilização e fixação de estruturas, trilhos, clips intermediários e terminadores, suportes e conexão em estrutura pré-montada externa.

• Instalação das strings e conexão elétrica dos módulos com medição de tensão das strings.

• Aterramento dos módulos e cuidados necessários.

• Montagem prática de arranjo fotovoltaico de 1.6 kWp, conexão do inversor, string box, aterramento, teste de arranque, anti-ilhamento e desligamento inversor Huawei.

• Demonstração de geração pelo aplicativo do inversor.

• Montagem prática de grupo de módulos com triângulos para laje e solo.

• Montagem na bancada e conexões elétricas conexões de inversor Fronius 3 kW - string box corrente contínua e string box corrente alternada

• Oficina de crimpagem dos cabos e montagem de string box.

• Montagem prática em superfície com inclinação usando linha de vida (em solo).

Curso de Instalação e Manutenção de Sistemas Solares Fotovoltaicos Conectados à Rede.
1-01.png
institucional2.png
intitucional_3.png

CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS:

• As aulas ocorrerão presencialmente no dia 03 e 04 de Dezembro na Fundação Liberato, das 19h às 22h na sexta-feira e das 08h às 17h no sábado.

MATRÍCULAS:

INVESTIMENTO:

• Valor do curso R$ 790,00.

• O pagamento poderá ser realizado em até 4 parcelas sem juros no cartão de crédito ou à visita via transferência bancária (ou PIX) com mais 10% de desconto.

* Sócios do Sintec-rs dispõem de mais condições especiais promovidas pela instituição.

** O pagamento pode ser realizado em até 18x (com acréscimos).

LOCAL:

• Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, Rua Inconfidentes, 395, Primavera, Novo Hamburgo, RS.

Materiais:

• Todo material do curso será entregue impresso e também disponibilizado para download.

• Coffee breaks inclusos e voltados ao networking dos participantes e professores.

• Curso com emissão de certificado!

Observações:

• Este curso será realizado com todos os cuidados necessários de segurança para COVID-19.

DOCENTE:

• Prof. Elemar Schneider: Técnico em eletrotécnica (Liberato, 1974), licenciatura em eletricidade (PUCRS, 1985), especialização em eficiência energética (PUCRS, 1998), e multiplicador em eficiência energética (PUCRS, 2003), organizador do programa gaúcho de uso eficiente de energia. Professor por 33 anos na área técnica na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha. Prêmio Intel International Science and Engineering Fair - 57 Intel ISEF 2006 – Indianópolis – EUA, Prêmio Expo-Science Internacional – Bratislava-Eslováquia 2011.

• Equipe de instrutores: Guilherme Schneider e Marcelo Schneider.

Incubadora.png
Uergs.png