01-01.png

Conteúdos teórico-práticos:

• Geração de energia solar fotovoltaica, aplicações tecnológicas, cenário brasileiro, informações técnicas (ângulo de azimute, hora de pico, células, características, rendimento e escolhas de módulos FV), irradiância, fatores de perda, equipamentos fotovoltaicos, avaliação de cenário e variáveis pertinentes ao espaço da instalação, mobilidade de módulos FV e manutenção de sistemas FV.

Atividades práticas

• Montagem string box - tarefas conectores MC4 - alicate Multi-Contact PV-CZM e chave PV-MS.

• Mobilização e fixação de estruturas, trilhos, clips intermediários e terminadores e suportes: em solo – fornecedor Phb diversas coberturas.

• Mobilização e fixação de estruturas, trilhos, clips intermediários e terminadores, suportes e conexão - fornecedor K2System com montagem de seis módulos FV CanadianSolar CS6P-260P em estrutura pré-montada externa.

• Mobilização e fixação de estruturas, trilhos com HOOK- SA 7 Phb - telha trapezoidal.

• Mobilização dos módulos CanadianSolar CS6P-260P com medidas de Uoc e Isc individuais.

• Instalação das strings e conexão elétrica dos módulos com medição de tensão das strings.

• Definição de local do inversor, string box, conexões e características técnicas.

• Aterramento dos módulos.

• Relação, descrição e comentários da documentação para acesso de micro geração distribuída - concessionaria.

• Ênfase na manutenção de todos os elementos constituintes.

• Montagem de arranjo fotovoltaico de 1.6 kWp, conexão do inversor, string box, aterramento, teste de arranque e anti-ilhamento.

Curso de Instalação e Manutenção de Sistemas Solares Fotovoltaicos Conectados à Rede.
intitucional_3.png
1-01.png
institucional2.png

CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS:

• Em breve novas datas!

MATRÍCULAS:

INVESTIMENTO:

• Servidores, alunos e ex-alunos da Fundação Liberato/UERGS: R$ 940,00 e comunidade em geral: R$ 990,00.

• Egressos do Curso de Projetos da Fundação Solar: R$ 690,00.

• Com exceção dos alunos egressos, os demais dispõem de 5% de desconto no pagamento à vista ou parcelamento em até 6x no cartão de crédito.

LOCAL:

• Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, Rua Inconfidentes, 395, Primavera, Novo Hamburgo, RS.

DOCENTE:

• Prof. Elemar Schneider: Técnico em eletrotécnica (Liberato, 1974), licenciatura em eletricidade (PUCRS, 1985), especialização em eficiência energética (PUCRS, 1998), e multiplicador em eficiência energética (PUCRS, 2003), organizador do programa gaúcho de uso eficiente de energia. Professor por 33 anos na área técnica na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha. Prêmio Intel International Science and Engineering Fair - 57 Intel ISEF 2006 – Indianópolis – EUA, Prêmio Expo-Science Internacional – Bratislava-Eslováquia 2011. Equipe de instrutores: Guilherme Schneider e Marcelo Schneider.

Incubadora.png
Uergs.png