intitucional_3.png
  • Avaliações de estruturas fixação para montagem de mesas – adequação as normas técnicas ABNT​.

• Demais componentes do sistema: string box, cabeamento, proteções CC/CA, conexão dos circuitos CA à subestação (quadro, barramento, disjuntores, DPS CA).

• Diagrama unifilares/multifilares da usina de geração fotovoltaica.

• Case 2 de projeto e dimensionamento: 1 MWp / 3.420 módulos - adequação à norma ABNT NBR 16690.

AdobeStock_152394456.jpeg
institucional5.png

PROGRAMA Resumido

Conteúdos teórico-práticos:

• Avaliações da área para montagem da usina: topografia, disponibilidade de conexão média tensão e proximidade ao centro de carga.

• Prospecções de tecnologias: módulos fotovoltaicos (BIFACIAL, PERC, PID, LID/LETID, N-TYPE) – eficiências, desafios e disponibilidade mercadológica.

• Prospecções de tecnologias: Inversores – diagramas internos, proteções e DPS’s CC/CA.

• Case 1 de projeto e dimensionamento: 100 kWp / 324 módulos.

institucional5.png
Curso de Projeto avançado
de Usina Fotovoltaica 1 MW
BG_1.png

CRONOGRAMA E CARGA HORÁRIA:

• Novas datas em breve!

MATRÍCULAS:

INVESTIMENTO:

• Valor do curso: R$ 1099,00.

• O pagamento poderá ser realizado em até 4 parcelas sem juros no cartão de crédito ou à visita via PIX, transferência ou deposito bancário com mais 10% de desconto.

**O pagamento pode ser realizado em até 18x (com acréscimos).

LOCAL:

• Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, Rua Inconfidentes, 395, Primavera, Novo Hamburgo, RS.

Materiais:

• Todo material do curso será entregue impresso e também disponibilizado para download.

• Coffee breaks inclusos e voltados ao networking dos participantes e professores.

• Curso com emissão de certificado!

Observações:

• Este curso será realizado com todos os cuidados necessários de segurança para COVID-19.​​

DOCENTE:

• Prof. Elemar Schneider - Técnico em eletrotécnica (Liberato, 1974), licenciatura em eletricidade (PUCRS, 1985), especialização em eficiência energética (PUCRS, 1998), e multiplicador em eficiência energética (PUCRS, 2003), organizador do programa gaúcho de uso eficiente de energia. Professor por 33 anos na área técnica na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha. Prêmio Intel International Science and Engineering Fair - 57 Intel ISEF 2006 – Indianópolis – EUA, Prêmio Expo-Science Internacional – Bratislava-Eslováquia 2011 e sócio proprietário da Fundação Solar..

• Prof. Marcelo Schneider – Técnico em informática com expertise em análise, comissionamento e parametrização de softwares de sistemas fotovoltaicos. Pesquisador na área fotovoltaica desde 2015, projetista de sistemas, professor e palestrante em feiras, eventos, workshops e cursos. Sócio proprietário da Fundação Solar.

institucional8.png